A cada termo procurado no Google, é oferecida ao usuário uma combinação de resultados naturais ou resultados orgânicos e links patrocinados, também chamados de resultados pagos. Estes anúncios estão geralmente relacionados com a palavra-chave digitada pelo usuário ao realizar uma busca.

ESTRUTURA DO ANÚNCIO NO GOOGLE

Uma procura por FESTAS INFANTIS pode por exemplo exibir o anúncio acima na área reservada para links patrocinados na tela de resultados do Google (SERP). O anúncio é composto de um título de até 25 caracteres, duas linhas de descrição com até 35 caracteres cada e um link com o endereço do anunciante. A palavra-chave digitada pelo usuário e que apareça no texto do anúncio fica destacada em negrito.

QUE ANÚNCIOS APARECERÃO NA TELA?

Empresas que desejam anunciar no Google devem registrar-se no Google Adwords, a ferramenta de administração de links patrocinados do Google. Compram então um conjunto de palavras-chave, escrevem o anúncio de texto (imagens e vídeos também são aceitos) e definem os valores a serem gastos na campanha de links patrocinados. Pronto!

A cada vez que uma palavra-chave é digitada no campo de pesquisa do Google, este verifica todos os anunciantes que participam do leilão para os termos digitados. Por exemplo, uma mãe quer organizar a festa infantil de seu filho, e digita FESTAS INFANTISno campo de pesquisa do Google. Além de exibir 10 sites na área de resultados naturais, o Google verificará a sua base de anunciantes de links patrocinados e, se algum deles comprou uma das três combinações de palavras-chave – FESTAS, INFANTIS ou FESTAS INFANTIS, exibirá esses anúncios na tela de resultados na área reservada aos links patrocinados.

Na verdade, anunciantes não compram palavras-chave. A cada vez que um usuário digita um termo, ocorre um leilão virtual instantâneo entre todos os anunciantes para aquelas palavras-chave. O anunciante só paga a cada vez que um de seus links patrocinados é clicado. A esse modelo de publicidade chamamos de PPC – Pay per click.

QUE ANÚNCIOS APARECERÃO PRIMEIRO NA TELA?

Uma vez selecionados os anunciantes que participarão do leilão da palavra-chave digitada, no nosso exemplo FESTA INFANTIL, o Google classificará os anúncios baseado em 2 fatores:

  1. Preço máximo que cada anunciante está disposto a pagar por aquela palavra chave.
  2. Índice de qualidade da palavra-chave de cada anunciante.

POSICIONAMENTO DE UM ANÚNCIO = PREÇO MÁXIMO X ÍNDICE DE QUALIDADE

O índice de qualidade é um dos fatores que fez do Google o queridinho de Wall Street, a máquina de ganhar dinheiro em que se tornou. Passou de ser a empresa com o melhor mecanismo de busca para ser a empresa que disponibiliza os melhores, mais relevantes anúncios de links patrocinados. O índice de qualidade é um valor dado pelo a cada palavra-chave comprada pelo anunciante de links patrocinados, e baseia-se principalmente no seu desempenho histórico (quanto mais clicado melhor) e relevância com a palavra-chave pesquisada. O índice de qualidade é um dos fatores determinantes para definir se o anúncio aparecerá na posição 1 ou posição 2 da figura 6. Dito isto, o usuário do Google tem uma maior probabilidade de encontrar o que busca tanto nos resultados naturais como nos links patrocinados. E todos estes cálculos acontecem em uma fração de segundo!

O Yahoo! recentemente alterou o seu algoritmo de disponibilização de anúncios de links patrocinados para um modelo bem parecido ao do Google, aonde a taxa de clique histórica do anúncio e a relevância são levados em consideração. Até meados de 2007, apenas o valor máximo pago por clique determinava o posicionamento do anúncio.

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Fonte: SEOMarketing