O Marketing Digital, também conhecido como Web Marketing, é o conjunto da aplicação de técnicas de SEO, o uso de links patrocinados em canais como o Google Adwords de forma planejada e otimizada, além de e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com foco na divulgação de seu site, marca, produtos e/ou serviços.

Vivemos em uma era em que os sistemas de busca desempenham papel fundamental no relacionamento empresa-cliente, de forma a inverter a forma de marketing tradicional, fazendo com que o cliente procure sua empresa, e não o contrário. Essa é a essência do Marketing Digital.

Marketing Digital – SEO

O SEO é a otimização de sites para resultados orgânicos na busca, os resultados naturais da listagem.

O SEO possuí diversas vantagens sobre outras estratégias de marketing digital, como exemplo:

  • Investimento a longo prazo tende a ser muito menor do que seria com links patrocinados;
  • Resultados terem maior durabilidade (caso resolva parar de investir em links patrocinados seus resultados irão sumir imediatamente);
  • Existe maior índice de cliques em resultados orgânicos, ou seja, nos resultados naturais da busca.

Estar bem posicionado, se possível na primeira página e melhor ainda se entre os cinco primeiros colocados, lhe trará muitos visitantes e consequentemente retorno com uma boa taxa de conversão.

Marketing Digital – Links Patrocinados

Embora o SEO seja a melhor solução a longo prazo, ele não é aplicável a todas necessidades de uma campanha de marketing digital.

No caso de por exemplo a divulgação de uma promoção, seria impraticável a utilização de SEO, pois até se conseguir o resultado esperado com resultados orgânicos, provavelmente se perderia o foco da mesma.

Outro exemplo é o de empresas que não podem esperar pelos resultados de SEO e necessitam de uma rápida divulgação através de marketing digital.

Nestes casos é extremamente válido investir em links patrocinados, principalmente no canal Google Adwords.

Em uma campanha bem planejada, conduzida por uma consultoria especializada, os gastos tendem a não ser tão grandes pois você irá pagar apenas pelos cliques em seus anúncios e o retorno sobre investimento tende a ser excelente, com uma taxa de conversão mais alta do que em SEO, uma vez que irá estar atraindo um público melhor selecionado ao seu segmento e que tem maior provabilidade de estar interessado em seus serviços ou produtos.

Marketing Digital – Mídias Sociais, Marketing Viral

O uso das Mídias Sociais como estratégia de marketing, consiste em divulgar a marca da empresa agregando valor e conteúdo a mesma.

Desta forma, devemos divulgar conteúdo original e criativo, que desperte a atenção dos usuários das redes sociais para a meta pretendida pela empresa.

O marketing viral é uma estratégia um pouco mais complexa, pois depende de um excelente planejamento para se ter êxito.

O que se pretende através do marketing viral é a divulgação da marca, de forma progressiva, contando que para isso haja uma redistribuição por parte dos usuários, imitando a ação de um vírus, que ao infectar um computador tem poder de infectar mais dez, esses dez teriam poder de infectar mais cem, e assim progressivamente. Daí o nome Marketing Viral.

Marketing Digital – E-mail Marketing

Investir em e-mail marketing sem qualquer planejamento pode ser uma furada, principalmente pelo fato de ser comum a prática de compra de listas de e-mails e o disparo de e-mails sem qualquer tipo de filtragem, o que certamente pode denegrir a imagem de uma empresa e ainda ser caracterizado spam.

É necessário todo um planejamento e seguir as boas práticas de e-mail marketing para obter algum sucesso. Entre as práticas de marketing digital, considero essa a menos eficiente, pois nela estamos voltando ao marketing tradicional, onde a empresa procura o cliente. E neste caso específico você pode estar batendo na “porta” de milhares de pessoas que podem querer não ser seus clientes e ainda corre o risco de ter seu endereço de e-mail bloqueado como spam por muitas dessas pessoas.

Marketing Digital – Importância de Investir

Investir em marketing para seu site é fundamental, pois um site vive de divulgação. Ter um bom posicionamento nos sites de busca trás muito resultado, podendo aumentar em muito a lucratividade de qualquer negócio.

Em minha experiência como consultor e até como usuário de internet, não foram poucas as vezes que me deparei com sites, principalmente corporativos, com conteúdo informativo pobre, sem qualquer tipo de otimização SEO ou investimento em marketing digital e em conseqüência com muito pouco tráfego (visitação).

Por isso não basta ter um site apenas pelo fato de ter. É necessário dar vida a este site. A única forma disto acontecer é com planejamento, bom conteúdo para o público alvo e investimento em marketing digital, que converta seus visitantes em potenciais clientes.